EuroVelo
São Pedro de Moel pertence à seção 13 (Foz do Arelho/ Praia da Vieira) do EuroVelo.
“A secção tem início na Foz do Arelho, onde se encontra a praia com o mesmo nome, junto à Lagoa de Óbidos. Recomenda-se um passeio pela marginal atlântica, passando pela Serra do Bouro, com paragem no Miradouro da Arrinhada, até chegar a Salir do Porto.
Em Salir do Porto é possível visitar as ruínas da Capela da Senhora de Sant’Ana, a praia de Salir do Porto e na sua proximidade uma fonte de água doce – Pocinha.
Pouco depois surge São Martinho do Porto, uma vila junto de uma baía com formato de concha, onde desagua o Rio da Tornada. À volta da baía encontra-se a Praia de São Martinho do Porto. Nesta localidade recomenda-se uma visita ao morro de Santo António, onde pode contemplar-se a paisagem e está localizado o Farol e o Cruzeiro. No exterior das arribas que protegem a baía encontra-se a praia da Gralha; a norte desta surge a praia do Salgado, procurada para a prática de parapente ou asa delta e depois a praia do Sul, apta à prática de surf e bodyboard.
Continuando o percurso tem início a Praia da Nazaré, uma enseada protegida a norte pelo promontório e a sul pelo molhe do porto de abrigo, que no verão se “veste” de cores vivas e é procurada pelos visitantes, turistas e veraneantes. Possui um areal de grande dimensão, onde é possível observar os pescadores na sua arte e as peixeiras com os seus trajes típicos (as sete saias). Dadas as características das ondas da Nazaré, estas são procuradas por praticantes de surf e bodyboard.
Para desfrutar da beleza desta paisagem recomenda-se a subida ao Sítio da Nazaré, no cimo do promontório, através do Ascensor e um passeio pelas suas ruas estreitas e perpendiculares ao mar. No alto encontra-se a Ermida da Memória e o Miradouro do Suberco.
A Estrada do Farol conduz à Praia Nova e depois ao Forte de S. Miguel Arcanjo, onde se encontra o Farol da Nazaré. A norte do Forte fica a Praia do Norte, sob a influência do fenómeno “Canhão da Nazaré”, que proporciona ondas com um tamanho atípico, que atraem praticantes de desportos de ondas.
Continuando ao longo da costa, várias praias vão surgindo até chegar à localidade de S. Pedro de Moel. Aqui encontra-se uma praia, situada entre o pinhal e o mar, e uma piscina oceânica sobre o mar. Recomenda-se uma visita aos diversos parques de merenda e a realização de percursos que combinam o mar, pinhal e praia com a floresta, fontes, ribeiras e riachos. A norte desta localidade fica o Penedo da Saudade, uma elevada falésia onde se encontra o Farol.
Um pouco afastada do percurso e implantada numa extensa planície, cercada pelo pinhal de Leiria, encontra-se a Marinha Grande. Trata-se de uma localidade com elevado património natural, cultural e industrial. Do mar, do pinhal e de outros recursos geológicos foram as extraídas as matérias-primas e combustível para as indústrias, principalmente para a vidreira. E para saber mais sobre esta indústria recomenda-se a visita ao Museu do Vidro.
Voltando à rota, e pouco depois do Penedo da Saudade, a paisagem é dominada pelas arribas, areais, dunas e pelo oceano até à Praia da Vieira de Leiria, onde termina a secção.”